quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Atividade a distância 2 página 78

PEDAGOGIA DE PROJETOS; FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES

“Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar

relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto,

o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como

centro do processo a atuação do professor – para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as

relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que

o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações. A

esse respeito Valente (2000) acrescenta: "(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os

alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções:

procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre

aprender" (p. 4).”

“ Outro aspecto importante na atuação do professor é o de propiciar o estabelecimento de relações interpessoais

entre os alunos e respectivas dinâmicas sociais, valores e crenças próprios do contexto em que vivem. Portanto,

existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibi-

lidades de desenvolvimento de seus alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de

sua mediação pedagógica.”

“ A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um

modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre

diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos

desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização

funcional e operacional – como, por exemplo, horário de aula de 50 minutos e uma grade curricular seqüencial –

que dificulta o desenvolvimento de projetos que envolvam ações interdisciplinares, que contemplem o uso de

diferentes mídias disponíveis na realidade da escola e impliquem aprendizagens que extrapolam o tempo da aula

e o espaço físico da sala de aula e da escola.”

Conceito de projeto

“ A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar

uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de

possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). Tal como vários autores2 sugerem, a origem da palavra projeto

deriva do latim projectus, que significa algo lançado para a frente. A idéia de projeto é própria da atividade

humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da

ação (Almeida, 2002). Assim, Barbier (In Machado, 2000) salienta: "(...) o projeto não é uma simples representa-

ção do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a

transformar em real, uma idéia a transformar em acto" (p. 6).

Aprendendo e "ensinando" com projetos

“ A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo

que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos

e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o

aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de

idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.”

“ Nesse sentido, é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar sua prática e as

estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento. O compromisso

educacional do professor é justamente saber o que, como, quando e por que desenvolver determinadas ações

pedagógicas. E para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua

intencionalidade pedagógica.”

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